Empresa Brune’s recebe Selo ARTE e é representante da Linguiça Blumenau pra todo o País
06 de Dezembro de 2021


...

DEINP entrega o primeiro Selo ARTE para o produto Linguiça Blumenau do Estado de Santa Catarina

 

A Linguiça Blumenau é um embutido defumado de carne suína muito apreciado, já famoso e com status de patrimônio cultural, com origem no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Sua produção traz consigo muita história e heranças da cultura alemã que, desde o Século XIX, trouxe para a região diversos preparos e alimentos típicos da Alemanha, adaptando-os pouco a pouco à gastronomia local.

O estabelecimento Brune’s Indústria de Carnes e Defumados, de Indaial, é o primeiro a receber o Selo Arte para este produto específico. O empreendimento, conduzido pelo casal Álvaro e Andréa Fusinato, já possuía registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) desde 2005 e agora poderá ampliar as vendas para todo o Brasil.

A entrega da nota técnica e a aplicação simbólica do selo na embalagem do produto foram realizadas no dia 1º de dezembro na sede da agroindústria, com a presença do presidente da Cidasc, Plinio de Castro,  do diretor Administrativo e Financeiro, Jean Fabrício de Morais, do gestor do Departamento Estadual de Inspeção, Jader Nones, e do gestor do Departamento Regional de Blumenau, Ari Schlagenhaufer.

O município foi representado pelo prefeito, André Luiz Moser, e pelo secretário de Agricultura, Jacir Floriano. A vereadora Fernanda Santos, que representou a Câmara Municipal de Indaial na solenidade parabenizou a família. “Agradecemos por terem colocado um produto colonial, da nossa região, como fonte de renda, mostrando para o colono da nossa região que é possível sim dar este passo. Com certeza vocês são exemplo e com esse Selo Arte vão levar o nome da nossa cidade de Indaial para todo país”, disse ela. A vereadora também elogiou o trabalho da Cidasc na cidade e ressaltou o benefício coletivo que se obtém ao seguir protocolos sanitários. 

O Selo Arte foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para valorizar os produtos artesanais, sem abrir mão de padrões sanitários. Em Santa Catarina, a Cidasc é responsável pela auditoria destas solicitações e o Departamento Estadual de Inspeção (Deinp) já concedeu 21 selos a produtos como queijos, mel e embutidos de vários tipos. 

“Santa Catarina vem liderando a concessão de Selo Arte no Brasil porque tem vocação de incentivo para a agricultura familiar e pequenas propriedades”, afirmou o presidente da Cidasc. Plinio de Castro ressaltou o ganho para uma agroindústria como a Brune’s ao obter o selo: “ Até então ela não tinha essa possibilidade de ofertar seu produto fora de SC. É um passo importante para a empresa. O Estado tem mais suínos que habitante, é o maior exportador de carne. Para crescer, nossas agroindústrias precisam buscar mercados além das divisas estaduais”, explicou o presidente. 

A médica veterinária da Cidasc Esthér Wachholz foi quem vistoriou as instalações da Brune’s e verificou que a produção mantém seu caráter artesanal e segue boas práticas agropecuárias e de fabricação. “Eles conseguiram resgatar a essência da produção da Linguiça Blumenau, pois apesar de produzida amplamente na região, esta agroindústria tem o diferencial de produzir sem uso de corantes e aditivos, como os que realçam os sabor, utilizando somente o necessário por questão de segurança alimentar”, afirma a veterinária.

O estabelecimento da família Fusinato é classificado como abatedouro de suínos e fabrica diferentes embutidos com carne suína. A matéria prima vem de uma única origem determinada, uma propriedade rural que comprovou a adoção de Boas Práticas Agropecuárias. 

O sócio Álvaro Fusinato destacou o apoio recebido da Viacredi e também do Responsável Técnico, Leonardo Folter. “Trabalhamos e conseguimos ser favorecidos pelo Selo Arte. É uma benção a gente poder vender fora do estado, é gratificante. A gente nasceu nesse bairro, foi criado aqui, conhece esta cultura e a gente quis buscar isso:  um produto natural,  artesanal, da região e que é feito com muito carinho”,  destacou Fusinato.  

Tradição gastronômica

Nascida da necessidade de se conservar carnes numa época em que não havia refrigeração, a Linguiça Blumenau se tornou um ícone da culinária. É preparada com cortes definidos de carne suína, pimenta e alho. 

A produção da Linguiça Blumenau ainda é realizada de maneira artesanal em várias agroindústrias, sobretudo no processo de defumação, com o uso de carvão e serragem. A temperatura é controlada, já que ela não é cozida, porém, o processo sofre influência da temperatura e umidade externas, e o “ modo de fazer” caracteriza um importante diferencial para produção típica e acertada da Linguiça Blumenau.

O estabelecimento que recebeu o Selo ARTE está localizado no município de Indaial, região de colonização alemã, local onde há uma produção e um consumo habitual deste produto.

 

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797