Comissão Intergestores Regional sugere protocolo regional sobre testagem e isolamento
20 de Janeiro de 2022


...

Em reunião realizada na manhã de quarta-feira (19), a Comissão Intergestores Regional (CIR), formada por secretários municipais de Saúde do Médio Vale do Itajaí, aprovou sugestão de protocolo regional para adoção de medidas de testagem, isolamento de casos ativos de Covid-19 e realização de eventos. A iniciativa foi em atendimento aos prefeitos da região que, preocupados com a evolução da pandemia, reuniram-se no dia anterior para discutir medidas e alternativas em conjunto. 

A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), juntamente com a CIR, monitoram uma gama de dados dos municípios da região, analisam a matriz de risco potencial de Santa Catarina e atualizam as medidas conforme situação epidemiológica. A CIR sugeriu a adoção de algumas medidas levando em consideração a variação do avanço da doença, principalmente nas questões relacionadas à investigação e ao isolamento de casos ativos, bem como as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

“Vivemos em outro momento da pandemia que, embora o número de internações está controlado, os casos ativos estão crescendo significativamente. Mesmo com todo o esforço dos municípios, é imprescindível que a população mantenha todos os cuidados já amplamente divulgados”, apela o presidente do Cisamvi e prefeito de Pomerode, Ércio Kriek. 

O presidente da Amve, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, reforça que os municípios têm autonomia de implantar as sugestões, uma vez que o contexto local deve ser considerado. “Mesmo que em algumas situações a realidade do município é diferente dos demais, o alinhamento de ações é importante para que sejam feitos alguns ajustes em âmbito regional”, analisa Wan-Dall. 

Recomendações 

A principal recomendação da CIR é pelo uso racional dos testes, de forma a priorizar testagem em pacientes hospitalizados com síndrome respiratória aguda grave, em pacientes com sintomas respiratórios que estejam nos grupos de risco para agravamento da doença , em trabalhadores de estabelecimentos de saúde com sintomas respiratórios, em triagem de pacientes que precisam ser hospitalizados por outros motivos e em profissionais com sintomas respiratórios que fazem parte de serviços essenciais e presenciais. 

Não é recomendado teste como requisito para sair do isolamento e como pré-requisito para participação em eventos ou estabelecimentos que exijam resultado negativo, bem como em indivíduos assintomáticos e as pessoas com os quais tiveram contato. 

“É imprescindível considerar que a aplicação desta recomendação pode variar de acordo com a disponibilidade de testes de cada município, já que há realidades diferentes”, reforça Lígia Hoepfner, coordenadora da CIR e secretária municipal de Saúde de Pomerode. 

Quanto ao isolamento de pessoas infectadas pelo coronavírus, a CIR atualiza algumas medidas e prazos de isolamento após início dos sintomas, que também já foram contempladas em recomendações de autoridades em Saúde. Ligia explica que novas orientações são necessárias neste momento da pandemia, uma vez que há dificuldade de aquisição de testes em virtude da alta demanda e afastamento de grande número de trabalhadores de estabelecimentos de Saúde. 

Com relação aos eventos, a recomendação é seguiros mesmos critérios que já são aplicados no protocolo Evento Seguro para todos os eventos, mesmo com número inferior a 500 pessoas. 

 

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797

Fonte: Michele Prada, Ascom Amve.