UEI Warnow - Alfredo Stahnke realiza intervenção urbana para conscientizar as pessoas sobre a poluição dos rios
10 de Maio de 2022


...

 

A Unidade de Educação Infantil Warnow - Alfredo Stahnke desenvolveu, a partir de abril, o projeto “Como pode o peixe vivo viver nesse rio poluído”, inspirado no movimento do Junho Verde. Através de ações promovidas dentro e fora do espaço educacional, a UEI busca conscientizar as pessoas sobre o lixo jogado especialmente em pontos de banho no ribeirão do bairro Warnow. Muitas vezes, os próprios moradores do local realizam a limpeza desses ambientes.

Assim, nessa segunda-feira (9), a turma de 5 anos da professora Isabel Cristina Ostrowski Tais preparou uma intervenção urbana inspirada no artista plástico Eduardo Srur, que também visa impactar a sociedade quanto à utilização de plásticos e diversos lixos presentes no meio ambiente. Com o objetivo de ressignificar a obra “Caiaques” do artista, as crianças utilizaram a fonte localizada em frente à Prefeitura Municipal de Indaial para depositarem garrafas pets coloridas e sacolas plásticas. No espaço, há ainda uma faixa com os dizeres “Não deixem o nosso rio assim”, manifestando um apelo importante e necessário para a comunidade.

Um peixe confeccionado com eucatex, telas, sacolas e demais lixos recicláveis também foi exposto no local com o intuito de proporcionar reflexões quanto ao destino desses materiais, os quais, muitas vezes, são ingeridos pelos peixes que confundem o lixo com alimento.

Essa ação reuniu, portanto, a arte e o meio ambiente visando impactar as pessoas que transitam pelo Centro da cidade. A intervenção permanecerá exposta em frente ao prédio da Prefeitura até sexta-feira (13).

O projeto envolve ainda a participação dos familiares das crianças e comunidade local, que contribuíram para a idealização desse movimento. Outras ações também foram realizadas pela professora da turma de 4/5 anos, Josiane Betto, como a confecção de cartazes fixados em pontos estratégicos do bairro Warnow para apresentar frases das crianças referentes à poluição dos rios. Além disso, placas decorativas com dizeres relacionados à conscientização se encontram posicionadas nos próprios locais de banho.

Todos os materiais utilizados durante o projeto, como garrafas pet, sacolas plásticas, caixas de leite e potes, foram coletados e enviados para a Unidade através das famílias das crianças, às quais colaboraram, portanto, com os resultados obtidos.

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797