Youtuber viajante de motorhome encontrada morta em SC foi assassinada; cubano é preso
01 de Setembro de 2022


...

Polícia acreditava que Ivani Hoeff D'Agostini havia sofrido uma queda. No entanto, depoimentos controversos do então companheiro mudaram o rumo das investigações.

A Polícia Civil de Santa Catarina confirmou, nesta quinta-feira (1º), que a morte da youtuber viajante de motorhome Ivani Hoeff D'Agostini Costa, encontrada sem vida às margens em Indaial, em junho deste ano, foi morta pelo companheiro.

cubano Avilio Félix Rodriguez Mesa foi preso preventivamente na quarta-feira (31) e denunciado pelo crime.

Inicialmente, a polícia acreditava que a mulher havia sofrido uma queda e ferido a cabeça. No entanto, durante as investigações o homem teria se contradito nos depoimentos. Além disso, laudos indicaram que o então companheiro teria ferido a cabeça da vítima com um objeto não identificado pelas costas.

 

O homem teria deixado a "vítima Ivani Hoeff D'Agostini Costa sozinha e caída no rio, sendo a asfixia por afogamento a causa suficiente para sua morte, conforme apontado no laudo", citou o Ministério Público (mpsc) na denúncia.

 

Além da qualificadora de feminicídio, Avilio Félix Rodriguez Mesa responde por motivo torpe, já que teria dificultado ou tornado impossível a defesa da vítima. Segundo a denúncia do MPSC, Ivani tinha feito uma cirurgia no pulso no dia anterior da morte. Além disso, ela tinha problemas no joelho direito e tornozelo esquerdo.

Após ser preso na mesma cidade em que o crime ocorreu, o homem foi ouvido e negou o crime. O g1 SC tentou contato com a defesa do cubano por telefone e mensagens, mas não conseguiu retorno até a última atualização desta matéria.

O que motivou o assassinato

Viajante e youtuber, Ivani teria sido morta pelo então companheiro por motivos financeiros. De acordo com as investigações, o homem sabia que ela queria terminar o relacionamento dos dois. Além disso, no testamento da mulher, o veículo em que o casal morava e usava para viajar, ficaria para o homem.

Após a Vara Criminal da Comarca de Indaial aceitar a denúncia, na terça-feira (30), o juiz responsável pelo processo pediu que para que o Consulado Geral da República de Cuba, em São Paulo, seja comunicado da prisão.

Vítima

Ivani e o companheiro registravam os lugares que conheciam em vídeos e publicavam em um canal nas redes sociais chamado "Motorhome Sabiá". Na descrição do canal, eles afirmavam que a iniciativa nasceu da vontade de sair da zona de conforto com a possibilidade de conhecer novos lugares no Brasil.

A viagem teve início em 16 de dezembro de 2020 e a ideia era conhecer o país e as Américas. Antes de vir para Santa Catarina, Ivani morava em Rio Brilhante (MS).

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini 

DRT SC 1797

Fonte: G1