Projeto Bugio monitora áreas de Indaial e Blumenau para vigilância da febre amarela
10 de Abril de 2019


...
A equipe do Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial - Projeto Bugio, com apoio do Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou uma busca ativa por primatas não humanos e mosquitos para a vigilância de febre amarela no Encano, Polaquia e Morro Geisler, em Indaial, além do Morro do Macaco e Morro do Ristow, em Blumenau nNo último sábado, 6 de abril,.

A equipe foi composta por professores, técnicos da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), médicos veterinários, biomédica, biólogos, estudante e um técnico de Enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Indaial.

Durante a busca não foi encontrado nenhum primata morto e foram coletados mosquitos para a pesquisa do vírus. 

A preservação e o monitoramento dos primatas é vital para a vigilância da febre amarela. Por serem mais sensíveis aos efeitos da doença, eles permitem que a evolução do vírus seja acompanhada antes de afetar seres humanos. Dessa forma, eles funcionam como vigilantes da saúde pública. Caso um primata morto ou doente seja encontrado, a recomendação é avisar a Vigilância Epidemiológica (3317-2100) ou entrar em contato com o Projeto Bugio (3333-3878).

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Indaial