Aplicativo PMSC Cidadão será acessível para pessoas surdas
21 de Março de 2024


...

Na tarde desta segunda-feira (18), uma equipe do departamento de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da UFSC, liderada pelo renomado professor e doutor em linguística, Deonisio Schmidt, reuniu-se com representantes da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic) para discutir melhorias na interação entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a comunidade surda.

Além do professor Deonisio, estiveram presentes na reunião Alana Grando Hauen, Cristina de Sousa, e o intérprete de Libras Alexandre. Também participaram o Diretor Interino da DTIC, tenente-coronel Aldo Vidal dos Santos Junior, e o chefe do núcleo de desenvolvimento do INOVA/DTIC, capitão Tiago Gabriel Oliveira Strioto.

Em 2018, Santa Catarina destacou-se como pioneira na inclusão da Língua Brasileira de Sinais nos órgãos públicos, graças a um projeto visionário desenvolvido por Deonisio e Cristina. A PMSC participou ativamente do projeto "Libras na Segurança Pública", capacitando policiais militares em Libras.

Com a atualização do aplicativo PMSC Cidadão, surge uma oportunidade de ouro para incluir a comunidade surda de Santa Catarina no desenvolvimento das ferramentas de acessibilidade do aplicativo.

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797