Nesta quarta-feira (31), a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por intermédio da Delegacia de Indaial, realizou uma operação de busca e apreensão domiciliar, culminando na prisão em flagrante de um homem pelo crime de maus-tratos a 10 cães no bairro Ribeirão das Pedras, em Indaial (SC).
A operação foi coordenada pela Polícia Civil, com o apoio da equipe do Sítio Dona Lúcia, do Projeto Cadeia para Maus-Tratos, e de um médico veterinário voluntário.
Ao chegarem ao local, as autoridades encontraram um cenário deplorável: os cães estavam sem acesso a comida e água, vivendo em condições extremamente precárias de higiene, com o ambiente repleto de fezes. Os animais apresentavam diversos parasitas pelo corpo, sinais de anemia, febre, dificuldade de locomoção e magreza extrema.
A investigação teve início em maio deste ano, após a Delegacia de Indaial receber inúmeras denúncias de maus-tratos. Durante o processo investigativo, os policiais receberam um vídeo chocante em que, devido à falta de alimento, os cães estavam se atacando para sobreviver.
Diante das evidências e da situação encontrada, foi dada voz de prisão ao tutor dos animais, que agora enfrenta uma acusação de maus-tratos a animais, crime que prevê uma pena mínima de 2 anos e máxima de 5 anos de reclusão.
O preso foi encaminhado ao presídio e passará por audiência de custódia nas próximas 24 horas, ficando à disposição do Poder Judiciário.
Jornalismo Clube FM 101,1
Marcelo Lucini
DRT SC 1797