Três casos suspeitos de meningite em Indaial são descartados
26 de Julho de 2019


...

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC informa que dos quatro casos de pacientes internados no Hospital Beatriz Ramos com suspeita de meningite, apenas um confirmou o diagnóstico da doença. Os demais foram descartados laboratorialmente.

O paciente com meningite é um homem, de 28 anos, que apresentou sintomas da doença no dia 21 de julho e foi internado. Após a realização de exames laboratoriais foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) o diagnóstico de meningite bacteriana causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). O paciente permanece internado com quadro clínico estável.

A Diretoria ressalta que, apesar da meningite bacteriana causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae ser uma doença grave, que pode levar à morte, ela não é transmissível. Por esse motivo, não causa surtos.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

A transmissão ocorre pelas vias respiratórias e por gotículas e secreções do paciente, contato íntimo (residente da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento). A propagação também é facilitada em ambientes fechados e/ou sem ventilação.

Jornalismo Clube FM
Marcelo Lucini