Estudantes de Indaial participam de palestra sobre a Lei Maria da Penha
12 de Agosto de 2019


...
A Vara Criminal de Indaial, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou no dia 7 de agosto, na Câmara de Vereadores, uma palestra com estudantes da rede municipal de ensino sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), que completou 13 anos de promulgação na data. Cerca de 80 estudantes, entre 11 a 13 anos, das Escolas Profª Maria da Graça dos Santos Salai e Tancredo de Almeida Neves participaram.
 
A abertura da palestra contou com o monólogo "7,2 segundos", apresentado pelo grupo Trapos e Farrapos, da Fundação Indaialense de Cultura.
 
O evento esteve relacionado à XIV Campanha da Semana Justiça Pela Paz em Casa, que irá ocorrer entre os dias 19 e 23 de agosto. Os eventos da Semana da Justiça pela Paz em Casa acontecem todos os anos e foram idealizadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contando com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID).
 
A palestra foi ministrada pela psicóloga da Secretaria de Saúde, Aline Maiochi Beirão, e pela servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Charlene Daiana Duggen.
 
A psicóloga Aline palestrou sobre a influência das desigualdades de gênero na perpetuação da violência doméstica e como os papéis dos homens e mulheres são construídos historicamente, bem como os jovens podem se posicionar para a busca de igualdade de direitos. Também trouxe à tona a necessidade de se pensar em leis para buscar a igualdade de gênero, prevenir a violência e puni-la.
 
A servidora Charlene discorreu acerca de aspectos relacionados à promulgação da Lei Maria da Penha, tais como a origem e o objetivo da referida lei, quais as ferramentas legais previstas para auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Esclareceu, ainda, quais os canais disponíveis para atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar.
 
O evento teve como objetivo abordar o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher com estudantes da rede municipal de Indaial, os quais irão relatar de forma artística a sua visão sobre o tema. Os trabalhos executados pelos estudantes em forma de desenhos serão expostos nos corredores do Fórum da Comarca de Indaial, entre os dias 19 e 23 de agosto, semana na qual ocorrerá a XIV Campanha da Semana da Justiça de Paz em Casa.
 
Jornalismo Clube FM 101.1
Marcelo lucini
Fonte: Imprensa Indaial