Indaial vai aplicar "dose zero" da vacina contra o sarampo em crianças de 6 a 11 meses
23 de Agosto de 2019


...

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), o Estado de Santa Catarina, inclusive Indaial, começou a aplicar nesta quinta-feira (22) a chamada "dose zero" da vacina tríplice viral - que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola - em todas as crianças com idade entre 6 e 11 meses. A aplicação dessa dose extra, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida preventiva para proteger os bebês dessa faixa etária, já que eles estão mais suscetíveis a casos graves da doença e ao óbito.

Vale esclarecer que a "dose zero" não substitui as doses da vacina já previstas no calendário nacional de vacinação. Dessa forma, as crianças ainda terão que receber as doses de rotina: aos 12 meses, com a vacina tríplice viral, e aos 15 meses, com a vacina tetraviral.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Além das crianças, jovens e adultos também precisam tomar a vacina contra a doença. Quem não tomou as duas doses da vacina, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação precisa regularizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária. Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas e pessoas com idade entre 30 e 49 anos precisam tomar apenas uma dose.

As vacinas que previnem o sarampo são: a tríplice viral (protege contra o sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (protege contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora). Elas são seguras, gratuitas e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde de Indaial.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Apresentando sinais e sintomas do sarampo, o usuário deve procurar o serviço de saúde imediatamente para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença.

Jornalismo Clube FM 101.1

Marcelo Lucini

Fonte: Imprensa Indaial