Primeiro dia de provas do Enem tem 22,7% de abstenções em SC
04 de Novembro de 2019


...
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve abstenção de 22,7% em Santa Catarina, no primeiro dia das provas, realizadas no domingo (3). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
O percentual de ausências corresponde a 25.133 mil pessoas que não fizeram as provas. No entanto, os dados são menores que a média nacional, que foi de 23%.
 
Com o comparecimento de 77,3% dos inscritos no estado, o índice ficou acima da média no país de 77%. Dos 110.701 candidatos do estado, 85.568 mil fizeram a prova.
 
Em todo o Brasil, 3,9 milhões dos 5,1 milhões inscritos compareceram ao primeiro dia de prova. Nesta primeira etapa, os candidatos responderam questões de Ciências humanas, Linguagens e códigos, além da redação, que teve como tema a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".
 
No próximo domingo (10), ocorre a segunda e última prova. Será a vez das questões de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.
 
Eliminações
Um total de 376 participantes foram eliminados por desrespeitar alguma regra relacionada à aplicação do exame. O número corresponde a todo o país.
 
Além da nova norma, que prevê desclassificação dos candidatos com aparelhos eletrônicos que emitam algum som durante a prova, o regulamento prevê eliminação em outros casos, como ausência antes do horário permitido, utilização de qualquer material de apoio impresso ou aparelho eletrônico e desrespeito às orientações dos fiscais.
 
Cronograma
Os gabaritos oficiais serão publicados no dia 13 de novembro. A solicitação de reaplicação da prova, em função de desastres naturais, interrupção de energia elétrica e erro de procedimento pelo aplicador, deverá ser feita entre os dias 11 e 18 de novembro.
 
A prova será aplicada novamente nos dias 10 e 11 de dezembro, data prevista também para o exame de pessoas privadas de liberdade. O nome dos aprovados será conhecido em janeiro de 2020, o dia exato ainda não foi divulgado.
 
Jornalismo Clube FM 101.1
Marcelo Lucini
Fonte: G1