Indaial apresenta balanço após um ano de fiscalização da Covid-19
07 de Abril de 2021


...
 
 
A pandemia de Covid-19 fez com que os órgãos públicos implantassem restrições legais e medidas orientativas de enfrentamento. Já desde março de 2020 diversos decretos e portarias foram regulamentados para cumprimento por parte dos estabelecimentos e sociedade civil.
 
A Vigilância Sanitária é o órgão responsável por verificar se as medidas são seguidas conforme as leis. Depois de um ano com a pandemia, a Secretaria de Saúde divulga um balanço das ações de fiscalização realizadas com relação, por exemplo, ao limite de ocupação, horário de funcionamento e regras de higiene nos estabelecimentos; permanência de pessoas em locais proibidos e aglomerações.
 
Em Indaial de março de 2020 a março de 2021 foram fiscalizados 1.920 chamados, entre vistorias e atendimentos a denúncias.
 
No ano anterior, de março a dezembro, a Vigilância realizou 1.306 vistorias, atendeu 125 denúncias, instaurou 17 processos administrativos sanitários e fez quatro interdições em estabelecimentos.
 
Agora em 2021, de janeiro a março, foram efetuadas 423 vistorias, vistoriadas 66 serviços ou atividades com denúncias, realizados 10 processos administrativos e interditados sete estabelecimentos. Desse total, somente em março deste ano o setor fez 262 vistorias e atendeu 31 denúncias.
 
As maiores reclamações são sobre aglomerações em supermercados e afins, ausência de uso contínuo de máscaras nas atividades comerciais e industriais e falta de higienização nos ambientes quando alguém testa positivo para Covid.
 
Quanto as interdições de estabelecimentos, elas ocorrem quando a Vigilância já orientou os proprietários anteriormente e ainda assim persiste o descumprimento da norma ou também quando é constatado um risco iminente, como, por exemplo, festas clandestinas.
 
Jornalismo Clube FM 101,1
Marcelo Lucini
DRT SC 1797