Tribunal de Contas impede reposição salarial dos servidores públicos
11 de Maio de 2021


...
 
 
Na ultima segunda, 10 de maio, em sessão do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, os Conselheiros debateram e deliberaram sobre a aplicação da revisão geral anual dos servidores públicos frente à Lei Complementar nº 173/2020.
 
O município de Massaranduba havia solicitado ao TCE consulta sobre a legalidade do reajuste, pois de acordo com a Lei Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 estariam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares.
 
Em decisão do Tribunal prevaleceu o voto do Conselheiro José Nei Alberton Ascari, relator do processo, quanto à impossibilidade de concessão, conforme recentes precedentes do Supremo Tribunal Federal.
 
Diante do parecer desfavorável, a Prefeitura de Indaial não tem subsídios legais para dar continuidade à negociação coletiva do reajuste. A administração municipal reitera a responsabilidade com as finanças públicas, atuando dentro da legalidade e mantendo o pagamento dos salários em dia.
 
Jornalismo Clube FM 101,1
Marcelo Lucini
DRT SC 1797