Setembro Amarelo reforça ações de prevenção ao suicídio
08 de Setembro de 2021


...
 
 
10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste mês a Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), reforça a campanha Setembro Amarelo, que neste ano traz como lema “Agir Salva Vidas”.
 
O suicídio ocupa o quarto lugar no mundo como causa de morte. Atualmente são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Desses casos, 96,8% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
 
“Trata-se de uma triste realidade, pois infelizmente mais casos são registrados, principalmente entre jovens. O principal objetivo da campanha é prevenir o suicídio, reduzindo os números significativos. Para isso acreditamos na necessidade do cuidado com a saúde mental”, destaca a enfermeira e coordenadora do Caps, Dulcinéia Ozelame de Souza.
 
Em alusão ao Setembro Amarelo haverá rodas de conversa sobre sofrimento psíquico, avaliação de risco, fatores protetivos e notificação de lesão autoprovocada com profissionais de saúde da rede pública e privada, educação, assistência social e usuários nos dias 15 e 29 de setembro e dias 13 e 20 de outubro. Também serão instaladas faixas em pontos estratégicos da cidade com a frase: Conversar, escutar e acolher - atitudes que salvam vidas.
 
Onde encontrar ajuda:
 
24h: Disque 188 – www.cvv.org.br
Caps: ligue 3333-4431
Unidade de Saúde mais próxima
 
Jornalismo Clube FM 101,1
Marcelo Lucini
DRT SC 1797