Com 92 focos de dengue identificados na cidade, Secretaria de Saúde de Indaial realiza ações de combate ao mosquito neste sábado na localidade da COHA
04 de Fevereiro de 2022


...

 

Neste sábado, dia 5 de fevereiro, a Prefeitura de Indaial, através da Secretaria de Saúde e equipe responsável pelo controle da dengue, irá realizar uma importante ação de fiscalização e conscientização sobre o aumento do número de casos de focos de dengue na localidade da COHAB, no bairro dos Estados em Indaial. Profissionais passarão pelas residências para verificar se existem focos de dengue em possíveis locais com água parada, vasos de flores, piscinas e demais estruturas. Até o momento, o Programa de Controle da Dengue identificou 92 focos do mosquito em diversos pontos da cidade. De acordo com as visitas realizadas e cadastros, os bairros com infestação em Indaial são: Nações, João Paulo II e Tapajós. 


No bairro dos Estados, em geral, foram identificados 11 focos no ano de 2022, sendo 9 focos apenas na localidade da COHAB. Foram identificados 3 focos através de armadilhas instaladas para monitorar a presença do mosquito, 2 focos em pneus, 2 focos em lixos como sucatas, lonas, plásticos e outros, e 2 focos em depósitos de armazenamento de água. Existe uma preocupação dos profissionais em relação ao aumento com rapidez desta proliferação. Os focos foram identificados nas seguintes ruas: Rua Arfeu dos Santos: 05 focos; Rua João Batista Dereti: 02 focos; Rua Jacy Gonçalves da Luz: 01 foco; Rua Maria Conceição Saut: 01 foco.


A ação será iniciada neste sábado, das 08h às 12h, e seguirá em outras datas e bairros. “Este trabalho é essencial para que possamos identificar os focos do mosquito e deter a infestação em mais locais. O assunto é sério e nossa cidade está em alerta diante do aumento dos focos. Pedimos a todos que recebam nossas equipes para que possam verificar o local e orientar sobre as medidas preventivas para evitar a dengue”, disse o Secretário de Saúde Silvio César da Silva. 
Para efeito de comparação, em 2016 foram identificados 2 focos na cidade. Em 2017 foram 6, em 2018 foram 12, em 2019 foram 41. Em 2020 foram identificados 122, em 2021 foram 364 e agora em 2022, só em janeiro foram 92.  A orientação da equipe é eliminar depósitos que possam acumular água, como pneus, latas, baldes e lonas. Tampar caixas d’água e verificar o imóvel semanalmente.

“O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, uma doença infecciosa que não tem tratamento específico, causa sintomas como febre alta e dores no corpo e pode até matar. Sua incidência aumenta no verão, em dias quentes e úmidos. Contamos com a colaboração de todos para que juntos possamos eliminar os focos da dengue de nossa cidade. Recebam nossos profissionais e verifiquem seus espaços”, disse Silvio.

 

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797