A Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promoveu nos dias 16 e 17 de junho a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento reuniu representantes da gestão pública, profissionais da área, prestadores de serviços e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater melhorias e definir propostas voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município.
Com foco nos desafios do financiamento da saúde, da democracia participativa, da defesa da vida e do cuidado integral à população, a conferência reforçou a importância da participação da comunidade na construção das políticas públicas do setor.
A programação contou com palestras, apresentações culturais e debates sobre o papel dos conselhos de saúde e a relevância das conferências como instrumentos de diálogo entre a população e os gestores públicos.
No segundo dia do evento, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os principais desafios enfrentados pela rede de saúde e elaborar sugestões de melhorias. Ao final dos debates, foram aprovadas 90 propostas e uma moção de apelo, contemplando temas como ampliação do acesso aos serviços, fortalecimento da atenção básica, saúde mental, valorização dos profissionais, acessibilidade, tecnologia e qualificação do atendimento à população.
Durante a conferência também foram escolhidos os delegados que representarão Indaial na próxima etapa macrorregional, levando as demandas e propostas definidas pelos participantes.
Outro destaque foi a confirmação de que Indaial sediará a Etapa Macrorregional de Saúde em 2027, reconhecimento que evidencia o protagonismo do município nas discussões voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Jornalismo Clube FM 101,1 Marcelo Lucini DRT/SC 1797





