O salário mínimo brasileiro poderá passar dos atuais mil seiscentos e vinte e um reais para mil setecentos e quarenta e um reais em 2027. A previsão foi apresentada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, e deverá constar na proposta do Orçamento do próximo ano, que será encaminhada ao Congresso até o fim deste mês.
Se confirmado, o reajuste será de 120 reais, equivalente a uma alta de 7,4%. A nova estimativa também supera em 24 reais a previsão apresentada pelo governo em abril.
O valor ainda não é definitivo. A quantia final será calculada depois da divulgação do INPC acumulado até novembro, indicador utilizado na definição do reajuste. Pela regra atual, o salário mínimo considera a inflação e também um ganho real de 2,5%, dentro dos limites estabelecidos pela legislação.
A mudança terá impacto direto para trabalhadores e beneficiários que recebem o piso nacional. Isso porque o salário mínimo serve de referência para aposentadorias e pensões do INSS, Benefício de Prestação Continuada, seguro-desemprego e abono salarial, além de influenciar a contribuição dos microempreendedores individuais.
Para o governo, o aumento também representa maior pressão sobre as despesas públicas. Por outro lado, um reajuste acima da inflação pode ampliar o poder de compra das famílias de menor renda e estimular o consumo.
O valor definitivo deverá ser conhecido em dezembro. Caso a projeção seja confirmada, o novo salário mínimo começa a valer em janeiro de 2027.
Jornalismo Clube FM 101,1
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Marcelo Lucini
DRT/SC 1797





