A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta meteorológico para a chegada de uma onda de frio intenso que deve atingir todas as regiões do estado ao longo desta semana. A condição climática é provocada pela atuação de uma massa de ar polar, associada à passagem de frentes frias, que deve derrubar as temperaturas de forma significativa.
De acordo com os meteorologistas, o avanço do sistema frontal marca o início de um período de instabilidade e queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de registros abaixo da média climatológica em diversas cidades catarinenses. A tendência é de frio mais intenso entre segunda e terça-feira, com manutenção das baixas temperaturas nos dias seguintes.
O alerta também chama atenção para a possibilidade de desconforto térmico, aumento do risco de doenças respiratórias e cuidados especiais com pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, crianças e moradores de rua. Em regiões mais elevadas, não está descartada a formação de geada e temperaturas próximas ou abaixo de zero.
A Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados com a saúde, mantenha ambientes aquecidos de forma segura e esteja atenta a atualizações oficiais sobre a previsão do tempo e possíveis novos avisos meteorológicos.
O órgão segue monitorando as condições climáticas e reforça que a onda de frio deve marcar o início do inverno em Santa Catarina com temperaturas mais rigorosas em comparação aos últimos dias.
Jornalismo Clube FM 101,1
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/SECOM
Marcelo Lucini
DRT/SC 1797





