Notícias

Educação em Alta: Brasil registra queda histórica nos índices de reprovação, abandono e atraso escolar

O desempenho dos estudantes do ensino médio na rede pública do país apresentou uma melhora histórica. Os novos dados divulgados nesta sexta-feira, dia 26, pelo Ministério da Educação (MEC) e que fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar, apontam que entre os anos de 2022 e 2025 o índice de reprovação nas escolas públicas caiu 62%, enquanto a taxa de abandono de sala de aula despencou 61%.

O levantamento, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela ainda que o atraso escolar teve uma redução de 28% no mesmo período, e a taxa geral de aprovação subiu 11%. Conforme o balanço do governo federal, se o ritmo de evasão continuasse no mesmo nível registrado em 2022, o Brasil teria hoje quase 250 mil estudantes a menos frequentando as salas de aula do ensino médio.

O MEC atribui essa evolução positiva à combinação de uma série de políticas públicas e programas estruturantes implementados nos últimos anos. Entre os principais destaques estão o programa “Pé-de-Meia” (poupança de incentivo financeiro que já beneficiou mais de 7 milhões de jovens vulneráveis), o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” (que elevou o índice de alfabetização infantil de 36% para 66%), a expansão das escolas em Tempo Integral e o avanço na conectividade digital, que levou internet de qualidade para mais de 100 mil escolas públicas em todo o país.

Jornalismo Clube FM 101,1
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Marcelo Lucini
DRT/SC 1797

Compartilhe

Rolar para cima