Profissionais de Indaial recebem formação do Programa Formar Para Transformar do Tribunal de Justiça
20 de Setembro de 2022


...

 

Nos dias 15 e 16 de setembro, no Galpão das Artes da FIC, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cevid) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura, através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, promoveu o curso “Formar Para Transformar: A atuação da escola na prevenção da violência contra a mulher”. 

A formação reuniu profissionais das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde; Conselho Tutelar; Polícia Militar e contou com a presença da Juíza de Direito, titular da Vara Criminal da Comarca de Indaial, Leila Mara da Silva. 

No dia 15 foi realizada a abertura do curso com aula magna pela Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Salete Silva Sommariva, que atualmente exerce a função de Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

O Grupo de Teatro “Trapos & Farrapos”, da Fundação Indaialense de Cultura, apresentou na abertura a peça intitulada “Violência”. A esquete teatral explorou o tema da violência contra a mulher, explanando depoimentos de mulheres que sofreram as mais diversas formas de violências. 

A programação do evento teve continuidade na sexta (16) com diversas palestras. A primeira delas foi sobre “A Violência Doméstica e a percepção de crianças e adolescentes e o contexto escolar” com Ricardo Luiz de Bom Maria, psicólogo do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Florianópolis. 

Na sequência, o Juiz de Direito, Edison Alvanir Anjos De Oliveira Junior, também coordenador executivo do grupo de trabalho Diversidades do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, discursou sobre a “Violência doméstica e familiar contra as mulheres”.

O tema “Rede de atendimento e proteção à mulher local” foi abordado pela psicóloga, Meri Luci Bodemuller, Oficial de Justiça, Mediadora Judicial e capacitada para o Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

A assistente social, Joelma Meneghelli, apresentou “O papel da Secretaria de Desenvolvimento Social de Indaial na rede de atendimento”. Por fim houve uma roda de conversa entre os participantes mediada pela psicóloga, Meri Luci Bodemuller. 

“O conhecimento e a prática das leis são elementos fundamentais para que se efetivem as mudanças. A escola é um importante elo dessa transformação, pois devemos trabalhar para romper esse ciclo de violência contra a mulher, orientando profissionais e estudantes. Muitas vezes também é na instituição de ensino que chegam possíveis denúncias de violência contra a criança e o adolescente, precisamos estar preparados para saber como acolher e encaminhar determinada situação”, pontua o secretário de Educação, Márcio Moisés Selhorst. 

Sobre o programa 

O programa Formar Para Transformar é uma iniciativa da Cevid e visa capacitar profissionais sobre o tema da violência doméstica e questões relacionadas à Lei Maria da Penha, direitos, garantias e medidas de proteção. Assim, eles passam a conhecer as atribuições da rede de atendimento local e ficam habilitados a realizar os devidos encaminhamentos. Além de quebrar mitos e preconceitos, a iniciativa torna os participantes aptos a realizarem a escuta sensível e não julgadora.

O projeto passou por 8 Comarcas no Estado, capacitando mais de 2.300 educadores, deixando resultados por onde ocorreu, como a criação da Coordenadoria da Mulher, a ampliação no atendimento da Rede Catarina, a inclusão na grade curricular de escolas estaduais de temas relacionados à Lei Maria da Penha, a aproximação entre a educação e a assistência social.

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797