Santa Catarina abriu quase 40 mil empresas no primeiro quadrimestre de 2023
09 de Junho de 2023


...

 

Santa Catarina tem saldo de 39.941 empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2023, resultado de 77.056 constituições e 37.115 baixas. Os dados são de janeiro e abril e foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Santa Catarina, com apenas 1,1% do território nacional, ficou atrás de São Paulo (176.251), Minas Gerais (58.267), Rio de Janeiro (48.632) e Paraná (44.691). 

“Santa Catarina é empreendedora. A abertura de empresas mostra a confiança do empreendedor nas ações de Estado, que serão reforçadas nesta gestão, comprometidas com o fortalecimento da economia, com o desenvolvimento do estado e a qualidade de vida dos catarinenses”, destaca o Governador Jorginho Mello. 

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, o Governo continuará  recebendo e apoiando investidores e dando segurança jurídica para quem quer ampliar e investir em novos negócios. “Nosso foco sempre é emprego e renda”, enfatiza Dreveck. 

Tempo médio de abertura diminuiu 14 horas

Segundo a pesquisa, o Boletim Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o tempo médio para abrir empresas em Santa Catarina diminuiu 14 horas em relação ao primeiro quadrimestre de 2022. Atualmente, leva 1 dia e 7 horas. Essa é uma média considerando todos os municípios catarinenses, mas em Florianópolis, por exemplo, o tempo médio é de apenas 5 horas. 

SC também registrou três cidades com os menores tempos de abertura nos primeiros quatro primeiros meses de 2023: Xanxerê (2° lugar), Criciúma (4°lugar) e Xaxim (9° lugar). Em contrapartida, Araranguá, Caçador e Gaspar registraram o maior tempo de abertura de empresas. 

A Junta Comercial (Jucesc) é responsável pela abertura de empresas no estado e para o presidente do órgão, Fernando Baldissera, Santa Catarina está no caminho certo. “Há uma determinação do nosso governador para que nós possamos fazer o registro de empresas, de forma célere e com segurança jurídica. Hoje, uma empresa de pequeno porte e que tenha baixa complexidade, consegue ter o seu contrato social analisado em poucas horas. Como o governador Jorginho Mello fala, Santa Catarina tem pressa, nós temos procurado internamente garantir celeridade e segurança jurídica nos atos que são registrados na Junta Comercial”, explica. 

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797