Indaial enfrenta um desafio crescente no combate à dengue
23 de Março de 2024


...

A cidade de Indaial enfrenta um desafio crescente no combate à dengue, com um aumento expressivo nos casos da doença neste ano. De acordo com dados da Prefeitura Municipal, já são 687 casos notificados em 2024, sendo 183 confirmados e 191 suspeitos, entre os casos, Indaial já contabiliza 01 óbito por dengue, uma mulher de 35 anos que era residente do bairro Rio Morto. Além disso, foram identificados mais de 319 focos do mosquito transmissor na região.

Como resposta a essa situação emergencial, foi aberto o Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue (CHAD). Que partir de hoje, sábado (23 de março), passará a funcionar também aos sábados, das 7h30 às 16h30, além do atendimento de segunda a sexta no mesmo horário. O CHAD está localizado nas dependências do Centro de Convivência, na Rua Leoberto Leal – fundos do Sais, no bairro Tapajós.

O atendimento no CHAD é por demanda espontânea e classificado em grupos, de acordo com a gravidade do caso. Pacientes do Grupo A, sem sinais de alarme e com sintomas leves, e do Grupo B, com condições especiais, são atendidos diretamente no centro. Já para pacientes dos Grupos C e D, com sinais de alarme e casos graves, a referência continua sendo o hospital.

Diante do cenário preocupante, as consultas eletivas nas unidades básicas de saúde de Indaial serão suspensas a partir de 1º de abril de 2024, por tempo indeterminado. Essa medida visa priorizar o atendimento a casos relacionados à dengue e outras demandas emergenciais, garantindo a eficácia do serviço de saúde municipal.

Além disso, o município está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e incentivando a população a tomar medidas preventivas, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada.

A situação também está impactando a vacinação contra a Covid-19 em Indaial, com a cidade registrando um aumento significativo no número de doses aplicadas. Até o momento, mais de 687 casos notificados de dengue foram registrados, o que representa um desafio adicional para as autoridades de saúde locais.

Jornalismo Clube FM 101,1

Marcelo Lucini

DRT SC 1797