A Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Saúde e da equipe do Programa de Combate à Dengue, realizará nesta quarta-feira (20) uma ação de pulverização de inseticida no bairro Estados.
Os trabalhos acontecerão das 6h às 8h nas ruas Rio de Janeiro, Rondônia e Amazonas, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A aplicação será feita por meio da emissão de um jato com baixas doses de inseticida, utilizado para eliminar parte dos mosquitos adultos presentes na região. Conforme a Secretaria de Saúde, o procedimento é realizado de forma controlada e segura, sem riscos à saúde da população quando utilizado corretamente.
A Prefeitura reforça, no entanto, que a pulverização combate apenas os mosquitos em fase adulta. A eliminação de água parada e possíveis criadouros continua sendo fundamental para interromper o ciclo de reprodução do mosquito.
Durante a ação, os moradores devem seguir algumas orientações importantes:
- Animais de pequeno porte, como cães, gatos e pássaros, devem ser retirados da frente dos imóveis e mantidos, preferencialmente, em ambientes fechados;
- Caixas utilizadas para apicultura devem ser cobertas temporariamente com lonas ou cobertores;
- Portas e janelas devem permanecer abertas para permitir a circulação do inseticida dentro dos imóveis;
- A recomendação é evitar exposição direta ao produto durante a aplicação.
A Secretaria de Saúde segue reforçando o pedido para que a população mantenha os cuidados preventivos e elimine recipientes que possam acumular água parada.
Jornalismo Clube FM 101,1
Marcelo Lucini
DRT/SC 1797





